Paulicéia desvairada

Autores

  • Ayres Fernando Rodrigues Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE), São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61443/rto.v23i2.397

Resumo

Parafraseando o poeta Samuel Ranner: “O tempo é inexorável, inexplicável, mas totalmenteimplacável com quem o desperdiça...”.

Há pouco mais de vinte anos, desembarquei em São Paulo, vindo do meu querido Mato Grosso doSul, estado aonde cheguei calouro e parti com um título de especialista em ortopedia e traumatologia.Buscando uma subespecialidade numa metodologia que me impressionou durante minha residênciamédica, a arte de corrigir deformidades e alongar ossos. E lá fomos nós para o IOT da Faculdade deMedicina da USP.

A ideia inicial e seria aprender os segredos “Ilizarovianos” e retornar ao meu estado. Pelo menosera isso que dizia a carta de apresentação do Professor Hélio Mandetta, meu chefe, ao ProfessorAmatuzzi, na época chefe do IOT. Mas nem tudo sai como planejamos.

No final do meu R4, fui convidado pelo Professor Targa a trabalhar em sua equipe, propostairrecusável para aprimorar meu aprendizado. Desta parceria surgiu o Fellow na Itália e as viagenspelo mundo em busca dos segredos da fixação externa. Até na Sibéria, onde surgiu o método, fomosparar.

As coisas foram melhorando em São Paulo, surgiram oportunidades de me estabelecer em doisserviços de excelência, O Hospital do Servidor Público Estadual e o Hospital Ifor, e conquistar osonhado consultório próprio. Eles me proporcionaram exercer minha especialidade em alto níveldurante todos estes anos.

Hoje, com pouco mais de meio século de vida, ainda me encontro concluindo um doutorado,aguardando para assumir a presidência da minha sociedade em 2025, e assumindo a docência e acoordenação de uma faculdade de medicina.

Fazendo uma retrospectiva desses anos, chego à conclusão que tudo isso só está sendo possívelpor ter sido teimoso e permanecido firme nesta Paulicéia Desvairada. Um local onde quem “aguentao tranco” dos primeiros anos, é recompensado pela deliciosa sensação de que os ensinamentos econquistas nunca cessam. E que o céu é limite.

A São Paulo e a todos os envolvidos. A minha eterna gratidão!!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

1.
Rodrigues AF. Paulicéia desvairada. RTO [Internet]. 21º de novembro de 2023 [citado 24º de fevereiro de 2024];23(2):1. Disponível em: https://tecnicasemortopedia.com.br/revista/article/view/397